sexta-feira, 20 de março de 2015

Pimientos de Padrón: unos pican y otros non


Os pimientos de padrón tem sua origem na América Central, tratando-se de uma variação da pimenta Jalapeño. No século XV, essa espécie de pimenta foi levada à Galícia pelos monges que iniciaram o seu cultivo na localidade de Padrón - província da Galícia ao norte da Espanha.

Esse pimientos são conhecidos por seu intenso sabor e pelo fato de alguns serem picantes e outros não.
Não há como saber previamente, tem que morder e sentir .

Daí vem o ditado galego :

“Pimientos de Padrón: unos pican y otros non”

Fritos em azeite de oliva e salpicados com sal grosso moído são muito saborosos e podem acompanhar carnes ou serem servidos como tapas.
Sementes  de Pimientos de Padrón

quarta-feira, 11 de março de 2015

O Flamenco ...

Em meados do século XV, surgia no sul da Espanha, um estilo musical diferenciado de outras culturas ocidentais europeias: o Flamenco.
Nascida na Andaluzia, a música flamenca é marcada pela forte influência cultural dos vários povos que habitaram aquela parte da Península Ibérica.

Inicialmente era só o canto. Posteriormente, os outros elementos, como a guitarra,  as palmas,  o sapateado e as castanholas foram acrescentados, transformando-o também em uma dança típica, apreciada por todos.


O Flamenco esconde uma história e um significado, não só para o povo espanhol, mas também para os mouros, judeus e, principalmente, ciganos.

 O passado do flamenco é regado de dor e sofrimento decorrentes, principalmente, da perseguição perpetrada contra esses povos durante a época da Inquisição. Para aliviarem o sofrimento, eles refletiam na música flamenca o espírito desesperado das lutas, esperança, orgulho e festas daquela época.